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TRABALHOS CIENTÍFICOS
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO
DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
26 de junho de 2023
PRORROGADO
11 de julho de 2023
DATA DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
15 de agosto de 2023
Submissões encerradas
1. Das datas de recebimento dos trabalhos
1.1. A data-limite para o recebimento dos trabalhos será 11 de julho de 2023, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Para submeter os trabalhos, é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
2. Do local para o envio dos trabalhos
2.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados através do preenchimento do formulário eletrônico, com acesso através de link informado no final desta página. Resumos enviados por e-mail não serão aceitos. Eles devem ser classificados em um dos seguintes eixos:
2.2. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.
2.3. Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor, pelo e-mail cadastrado, e ele deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
2.4. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para quem o submeteu, confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar a sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes até a data-limite para submissão dos resumos.
2.5. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato com a Secretaria Executiva, informando o evento e o problema ocorrido.
2.6. Não é permitido submeter o mesmo estudo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.
2.7. A Comissão Avaliadora de Trabalhos se reserva ao direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.
3. Da comissão avaliadora
3.1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Avaliadora de Trabalhos do XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto Salvador 2023).
3.2. Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.
3.3. SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS ORIGINAIS, REVISÕES SISTEMÁTICAS COM METANÁLISES OU RELATOS DE CASO. REVISÕES DE LITERATURA, AINDA QUE SISTEMÁTICAS, NÃO SÃO ACEITAS E NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA ANÁLISE.
3.4. Relatos de caso somente são aceitos em condições excepcionais, se efetivamente tratarem de doenças ou apresentações atípicas, cujo conhecimento deva ser da comunidade de infectologistas.
3.5. O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho (pôster ou oral). Entretanto, à Comissão Avaliadora reserva-se ao direito de alterar esta escolha. A decisão final da Comissão Avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
3.6. A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do e-mail pelo qual foi remetido o trabalho, até o dia 15 de agosto de 2023.
4. Dos trabalhos
4.1. Os trabalhos deverão ser submetidos em língua portuguesa. Trabalhos recebidos em outras línguas serão desclassificados.
4.2. Um dos autores deverá estar inscrito no XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto Salvador 2023) até sete dias após a divulgação da aceitação do trabalho, ou seja, até o dia 22 de agosto de 2023. O valor da inscrição obedecerá ao calendário progressivo estabelecido para o evento. (verificar regras para inscrição de autores em https://www.infecto2023.com.br/orientacoes-para-envio-dos-arquivos)
4.3. O resumo deverá ter no máximo 2.500 caracteres (incluindo espaços), sem contar título e autoria/filiação, e obedecer às regras de formatação abaixo descritas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.
4.3.1. Título: incluir, no local indicado, o título completo do trabalho, contendo até 250 caracteres (incluindo espaços). A primeira letra deve ser em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.
4.3.2. Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso. O nome do apresentador deverá estar identificado. Em artigos originais, serão permitidos até treze autores; em relatos de caso, até cinco autores. Não será permitido adicionar ou remover autores após o prazo de submissão.
4.3.3. Afiliação: as afiliações devem ser cadastradas no sistema. Somente é permitido uma instituição por autor.
4.3.4. Texto do resumo para artigos originais: utilizar parágrafos nas subdivisões (Introdução/Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar discussão como item separado. Apenas esses quatro itens serão considerados.
4.3.5. Texto do resumo para relatos de casos: a redação deverá conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos.
4.3.6. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.
4.3.7. Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
4.3.8. Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.
4.3.9. Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 2.500 caracteres.
4.4. Serão aceitos até 10 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número, somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.
4.5. Não envie vários resumos sobre facetas sobrepostas do mesmo projeto, a menos que cada resumo tenha informações importantes e novas, além de serem claramente independentes. Resumos repetitivos serão rejeitados.
4.6. Eventuais correções serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos (11 de julho de 2023). Nenhuma alteração será aceita após este prazo.
4.7. Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, entre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data-limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
5. Da apresentação dos trabalhos selecionados
5.1. Os trabalhos poderão ser apresentados em formato de Tema Livre Oral ou Pôster Comentado. Em ambos os formatos haverá horário designado para apresentação. Os trabalhos aceitos e não classificados para Tema Livre Oral ou Pôster Comentado deverão ser exibidos em formato de Pôster Eletrônico (sem horário definido para apresentação).
5.1.1. A estrutura do e-poster é livre, ficando a critério dos autores a escolha da fonte, cor, quantidade de caracteres e uso de figuras, porém ele deve conter as seguintes informações:
-
Título do trabalho, idêntico ao resumo que foi enviado para avaliação;
-
Nomes de todos os autores, iniciando pelo autor principal e, em seguida, os coautores;
-
Instituição(ões) dos autores;
-
As figuras e tabelas constantes nos trabalhos devem conter legenda e referência no texto.
5.1.2. Tema Livre Oral – clique aqui para informações sobre a confecção e entrega da Apresentação Oral.
5.1.3. Pôster Comentado – clique aqui para informações sobre a confecção e submissão do Pôster Comentado.
5.1.4. Pôster Eletrônico (e-poster) - clique aqui para informações sobre a confecção e submissão do Pôster Eletrônico.
5.2. O cronograma de apresentação dos trabalhos selecionados é estabelecido pela Comissão de Trabalhos do congresso. Não será possível atender as solicitações de alteração de datas e horários. O apresentador poderá solicitar que um coautor inscrito no congresso apresente o trabalho, caso esteja impossibilitado.
6. Do certificado
6.1. O certificado será em formato eletrônico. Os autores que apresentarem seus trabalhos poderão emitir seus certificados via site do Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto Salvador 2023), no prazo de até dez dias após o término do evento.
6.2. A não apresentação do trabalho científico implicará em não fornecimento do certificado.
6.3. Será emitido um certificado por trabalho com os nomes de todos os autores na ordem em que foi cadastrada no sistema. Não será emitido certificado de apresentador.
7. Da premiação
7.1. Entre os trabalhos selecionados para apresentação oral, serão escolhidos os melhores para premiação específica. O anúncio dos trabalhos premiados será feito durante a sessão de encerramento.
7.2. Os três melhores trabalhos selecionados para apresentação oral, independentemente da categoria, receberão, além do certificado: 1º lugar – R$ 5.000,00 (cinco mil reais); 2º lugar – R$ 3.000,00 (três mil reais); 3º lugar – R$ 2.000,00 (dois mil reais).
7.3. Os três melhores trabalhos selecionados para pôster comentado, independentemente da categoria, receberão, além do certificado: 1º lugar – R$ 3.000,00 (três mil reais); 2º lugar – R$ 2.000,00 (dois mil reais); 3º lugar – R$ 1.000,00 (um mil reais).
7.4. Trabalhos de ligas acadêmicas não concorrerão aos prêmios.
8. Da publicação dos trabalhos
8.1. Os trabalhos aceitos, escolhidos a critério da Comissão Avaliadora de Trabalhos, serão publicados em suplemento do periódico The Brazilian Journal of Infectious Diseases (BJID).
9. Das disposições gerais
9.1. Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Avaliadora de Trabalhos e Comissão Executiva do Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto Salvador 2023).
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os autores e coautores devem entrar em contato com a Secretaria Executiva (Mezcla Eventos) através do e-mail temalivre@mezclaeventos.com.br (informar no assunto o Congresso Infecto2023).